Os quatro “saberes” apontados pela UNESCO como eixos estruturais, que fundamentam o desenvolvimento da aprendizagem ao longo do processo de constituição de identidade dos alunos, são estes:

 

  • APRENDER A CONHECER – visa ao aprender a aprender e aponta caminhos para continuar aprendendo, em um processo educativo permanente.
  • APRENDER A FAZER – fundamental no desenvolvimento do indivíduo e das sociedades, destaca e privilegia a aplicação da teoria na prática através do desenvolvimento de habilidades.
  • APRENDER A VIVER – voltado para a vida em sociedade, ampliando e compartilhando os conhecimentos mediante aos projetos comuns e ao debate de opiniões.
  • APRENDER A SER – pressupõe a autonomia que cada indivíduo deve apresentar ao elaborar seus pensamentos críticos, tomada de decisões, o desenvolvimento de talentos, o exercício da liberdade de expressão, discernimento, imaginação e sentimento.

 

A partir dessas quatro premissas é que se traçou o projeto para o ENEM, tendo em vista as competências e habilidades que se pretende desenvolver na formação do aluno do Ensino Médio.